Seguidores

terça-feira, 17 de março de 2020

Meu Tratamento Ortodontico está Demorando Muito !!!


- Meu tratamento está demorando muito !!!
- Meu amigo terminou o tratamento dele rapidinho e o meu não acaba.
- Acho que meu dentista está me enrolando.






Hoje vou falar um pouco mais sobre os possíveis motivos do seu tratamento estar demorando.

Primeiramente vou explicar o funcionamento básico do aparelho ortodôntico, o aparelho ortodôntico convencional é composto de:

- Bráquete 
- Fio (Arco)
- Elástico

O bráquete tem uma canaleta onde o arco corre e o elástico gera o atrito (força) para que a movimentação ocorra.

A evolução do tratamento se dá da seguinte maneira:


- O ortodontista monta o aparelho e inicia com arcos finos

- Para o tratamento evoluir o orto precisa aumentar o calibre do arco (Fio mais grosso). Quanto maior o calibre do fio mais alinhados e planos os dentes devem estar.
O orto precisa chegar nos fio mais grossos para as movimentações mais pesadas e para finalizar o tratamento. 


Culpa do Dentista

Sei que muitos procuram informação pensando que a culpa da demora no tratamento é do dentista, realmente em alguns casos pode ser mesmo, mas recomendo você ler este post inteiro para conseguir ter indícios se esse receio procede ou não.


Quebra de Bráquetes


A quebra (Descolagem) dos bráquetes com frequência gera atrasos no tratamento, como falei acima o Orto precisa aumentar o calibre dos arcos para evoluir o tratamento, porém quando o paciente descola o bráquete o Orto, muitas vezes, não vai conseguir aumentar esse fio atrasando o tratamento.

"Tenho muitos pacientes que descolam com frequência os bráquetes e tratamentos que eram pra acabar em 1 ano e meio acabam levando 2 até 3 anos."

Sendo assim o cuidado com o que come é essencial, não adianta colocar a culpa no dentista quando você não tem cuidado.

- Sou cuidadoso e mesmo assim meus bráquetes descolam muito, meu dentista usou cola de má qualidade?


R. Em alguns casos o paciente tem uma mordida cruzada ou profunda, o que favorece a queda dos bráquetes. Porém pode haver uma falha do profissional no processo de colagem, caso o dentista não faça o condicionamento e isolamento adequado ou não veja que uma película de saliva se formou na superfície do dente, podendo haver dificuldades na adesividade do bráquete.
Quanto a qualidade do bráquete e da cola, no geral os bráquetes disponíveis no mercado tem boa qualidade e boa aderência , as resinas/adesivos ortodônticos também no geral não são o problema.


- Meu tratamento não evolui, não sinto dor, e nem dente mexendo.


R. Tem uma fase do tratamento que "parece" que nada está andando mesmo, os dentes não doem mais como no começo, e os dentes já estão bem mais retos, neste caso o que pode estar acontecendo é que o dentista está fazendo pequenas movimentações corrigindo leves desalinhamentos e giroversões, algum problema com os dentes do fundo, ou corrigindo a mordida com elásticos intermaxilares.

Nesta fase do tratamento (por volta de 8 meses a 1 ano), o ideal é que o aparelho fixo esteja montado no maior número de dentes possível, e de preferência com um arco de trabalho retangular, caso note que faltam muitos dentes a serem incluídos na mecânica e o arco muito fino ainda, você pode perguntar ao seu dentista o que ele está planejando para seu caso.
Em relação a dor, é normal não sentir a mesma dor do inicio do tratamento, a dor é uma resposta do nosso organismo frente a aplicação de força sobre os dentes, do meio ao fim do tratamento os dentes já estão mais alinhados exigindo também menos força, fora isso, nosso organismo fica cada vez mais habituado a essa pressão e chega um tempo que a dor é pequena ou nula.


- Meu dentista não fala o que está fazendo na minha boca.


Assim como médicos, dentistas atendem um volume grande de pacientes por dia, muitas vezes explicar todo o tratamento todos os meses para todos os pacientes toma tempo e esforço do profissional, claro que informações importantes devem ser passadas ao paciente.
O ideal é você perguntar sobre seu tratamento, principalmente quando tem dúvidas, o dentista dificilmente vai se negar a te informar.
Eu particularmente gosto de informar em cada manutenção o procedimento que estou realizando e o resultado esperado daquela manutenção.


- Meu dentista não fala quanto tempo ainda tenho de tratamento.


R. Uma das perguntas mais difíceis para o dentista é esta, é muito difícil dar um tempo exato para o tratamento ortodôntico já que muitas coisas podem influenciar na previsão como:
Organismo do paciente - sabemos que cada pessoa é diferente e cada organismo trabalha diferente, de acordo com gênero, idade, raça. Sendo assim o dentista tenta dar uma tempo estimado que muitas vezes não é cumprido, pois ou terminamos antes ou passamos do prazo, no meu caso tendo a passar um prazo um pouco maior para não gerar tanta ansiedade quando o prazo começa a vencer.


- Meu dentista não monta a parte de baixo do aparelho


A maioria dos casos eu monto o aparelho inferior dos meus pacientes até o segundo mês, quase sempre é necessária a parte inferior, porém em alguns casos específicos não. Temos também casos de mordida profunda que primeiro fazemos um alinhamento inicial superior seguido de montagem inferior.

Idealmente o aparelho ortodôntico deve apresentar a seguinte montagem (há exceções, veja esse post que falo melhor sobre montagem de aparelho: "Meu Ortodontista está me Enrolando (Montagem de aparelho)"):





Como dito antes, quanto maior o número de dentes inclusos na mecânica ortodôntica melhor.


Conclusão

Meu conselho é que você procure ter um bom relacionamento com seu dentista, procure esclarecer todas as suas dúvidas durante as consultas, caso esteja desconfiado questione seu dentista amigavelmente e se perder completamente a confiança procure uma segunda opinião, de um voto de confiança ao seu dentista antes de trocá-lo, muitas vezes ele está no caminho certo no seu tratamento e você que está inseguro.



Me siga do Instagram: @dr.fabiodonato


Prof.Ms. Fábio Donato, é Especialista e Mestre em ortodontia, atua na clínica ortodôntica diária e em cursos de especialização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui

NEOM - Odontologia e Estética

Neom-Odontologia e Estética