Vamos conhecer os aparelhos ortodônticos mais comuns da ortodontia.
Aparelhos Ortodônticos "Convencionais" Metálicos:
Os aparelhos "Convencionais" geralmente se referem aos aparelhos fixos que utilizam borrachinha (elásticos), é o tipo de aparato mais utilizado na ortodontia e um dos mais antigos.
Aparelho Fixo Convencional com Elástico Corrente |
Aparelho Ortodôntico "Convencional" Estético:
São aparelhos fixos um pouco mais modernos normalmente feitos em cerâmica e apresentam uma boa relação estética x funcional para o paciente. É mais caro que o metálico convencional, mas geralmente agrada quem utiliza com finalidade estética.
Como podemos ver na foto, geralmente o arco utilizado é metálico, e eu particularmente prefiro estes elásticos azul perolados pois se mantém por mais tempo sem amarelar que os transparentes. Os tubos molares (bandas) também geralmente são metálicos mas não prejudicam em nada a estética.
Aparelho Autoligado Metálico:
São aparelhos mais "modernos" (Apesar da primeira patente datar da década de 1970), com a criação de novos arcos, como os termoativados, juntamente com a utilização de stops ortodônticos, se popularizou rapidamente.
Ele promete maior agilidade no tratamento, com menor dor, maior facilidade de higiene e menor tempo de cadeira.
Na literatura vemos algumas controvérsias quanto essas promessas, alguns autores concordam e outros discordam.
Na minha experiência clínica tenho tido maior agilidade no atendimento já que não preciso realizar a troca de "borrachinhas" e realmente os stops no tratamento autoligado sinto maior eficiência e geralmente consigo agilizar bem os casos com o autoligado.
Temos Autoligados "Passivos" e "Ativos"
Explicando de forma básica e sucinta os bráquetes ativos pressionam o arco na ranhura do bráquete gerando mais atrito quanto os passivos em arcos mais leves não geram esta pressão.Qual é melhor?
Insisto em dizer que é o ortodontista quem deve escolher suas ferramentas e só vamos saber a melhor para nosso caso testando, então monte casos com diversos tipos de aparelho, não tenha medo, estude a técnica e aplique, seguindo os protocolos dificilmente terá um mau resultado com a maioria das técnicas, se bem aplicadas.
Aparelho Autoligado Estético:
Esse é a cereja do bolo dos aparelhos fixos, apresentando boa biomecânica e excelente estética, porém ... preço, é um aparelho com custo alto chegando à valores de custo de até mais de 10x o autoligado metálico.
É um aparelho que se vende pela estética fantástica que gera. Ele tem duas apresentações assim como no metálico, ativo e passivo, onde o ativo tem a porta metálica e o passivo a porta transparente, temos algumas marcas que tem a canaleta metálica para melhorar o deslize.
Autoligado Estético Passivo |
Autoligado Estético Ativo |
Diferença entre Autoligado x Convencional
Aparelhos Linguais
Aparelho Fixo Lingual |
Alinhadores Estéticos
Talvez o aparelho recebido com maior preconceito entre os ortodontistas (me incluo nessa), os alinhadores estéticos chegaram pra ficar, juntamente com muita tecnologia que impressiona.Escaneamento oral, movimentos programados por computador, parece ficção científica para os ortodontistas tradicionais, porém isso já é realidade e a tendencia é a tecnologia tomar conta cada vez mais do nosso dia a dia.
Os alinhadores diminuem a margem de erro nas movimentações, não dependem da habilidade de colagem do ortodontista e sim da habilidade diagnóstica, já que é um aparelho que tem limitações quanto a movimentação, selecionar o caso correto pode polpar o paciente e o dentista em um caso mal indicado.
Sem dúvida é o aparelho mais confortável e um dos mais estéticos da ortodontia atual, porém também é um aparelho com custo alto, exige que o ortodontista faça um curso para se credenciar em determinada marca e fica completamente dependente do laboratório.
Na próxima irei falar sobre os aparelho ortopédicos mais comuns, so keep up.
Para mais, me siga no instagram: @dr.fabiodonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Aqui