Seguidores

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Usar Piercing na Língua pode Entortar os Dentes


Pesquisa nos EUA indica que pessoas criam mania de "brincar" com a joia na boca


Um estudo feito pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, indica que usar piercing na língua pode fazer com que os dentes da frente se entortem e tenham um espaço considerável entre eles. O motivo, de acordo com os pesquisadores, é o fato de os usuários forçarem a joia, principalmente as que tem formato de bastão, contra os dentes.

Sawsan Tabbaa, principal autor do estudo, diz que se trata de uma regra básica da ortodontia, segundo a qual esse tipo de força, com o tempo, faz com que os dentes se movam. Uma pesquisa anterior da universidade, feita com alunos de ensino médio da cidade, já havia indicado que os adolescentes com piercing na língua adquirem o hábito de tocar a parte de trás dos dentes com a joia e também colocá-la entre eles.

Os pesquisadores analisaram o caso de uma jovem de 26 anos que tinha um grande espaço entre seus dentes incisivos centrais - era comum que ela colocasse a "bolinha" do acessório entre os dentes. Ela, que usava um piercing há sete anos, não tinha esse problema antes da colocação do produto, diz o pesquisador.


- O haltere do piercing nunca é retirado porque a língua é muito vascularizada e remover o piercing pode fazer com que o furo se feche. Então faz todo o sentido constatar que forçar o piercing todos os dias contra os dentes vai fazer com que eles se movam.


O piercing (do inglês "to pierce"= perfurar) está presente em diversas culturas desde a antiguidade. Normalmente ligado a rituais religiosos, de passagem para a vida adulta e também para diferenciar indivíduos em classes sociais, hoje é amplamente utilizado por jovens como adorno e símbolo de contestação.

Piercing Presente em Diversas Culturas




A utilização de piercings pode acarretar diversos problemas de saúde. Há uma grande preocupação, com os adornos colocados na boca, pois podem acarretar infecção, dificuldades para deglutição e fala e retração da gengiva . Além de úlceras traumáticas na língua que podem dar origem a um câncer oral.

Retração Gengival por Toque do Piencing
Retração Gengival por Toque do Piencing

Piercings Podem dar Origem a um Câncer Oral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui

NEOM - Odontologia e Estética

Neom-Odontologia e Estética