segunda-feira, 30 de março de 2015

Seu tratamento ortodôntico está demorando? A CULPA É SUA !!!



Calma, antes de começarem a querer me queimar vivo, deixem eu explicar esse título: 

Esse texto não é uma indireta para meus pacientes (Mas se servir ... rs), na verdade o que vou falar aqui tem como base artigos publicados na Revista de ortodontia SPO de Janeiro/Fevereiro de 2015, Revista Clínica Dental Press Dezembro/Janeiro 2015 e por minha experiencia profissional.
Hoje com o Bum! da ortodontia no Brasil, tivemos um grande aumento na procura por tratamento e também na oferta, a partir daí temos visto pacientes trocando de profissionais com muita frequência, e as desculpas para essa troca são muitas, as mais comuns são:

Doutor, eu não estava vendo resultado no meu tratamento; Acho que meu dentista está me enrolando; dentre outras.

A verdade é que na maioria das vezes o paciente tem "culpa no cartório", o tratamento ortodôntico para que funcione bem e para que o ortodontista consiga dar uma previsão de tratamento mais precisa, é necessário esforço das duas partes (Paciente/dentista), estudos mostram que 15% a 45% do tempo de tratamento é influenciado por faltas as consultas, descolagem de brackets e mal uso dos elásticos intermaxilares.
Vamos avaliar se você está fazendo sua parte?

- Com que frequência você quebra "brackets?"
 Quando ocorre a quebra de um bracket ou acessório, acaba atrapalhando o andamento do caso, o dente pode entortar, e o ortodontista não poderá, por exemplo, aumentar o calibre do fio naquele mês.

- Você utiliza os elásticos intermaxilares?
 A falta do uso do elástico é um dos principais motivos de atraso no tratamento por parte do paciente, sendo esta etapa de dependência total da colaboração do paciente, ou seja, se você não usa os elásticos não terá resultado.
Paciente Usando elástico
2 meses após inicio do uso dos elásticos
- Você higieniza seu aparelho corretamente?
 Com muita frequência o ortodontista tem que interromper a mecânica para que o paciente consiga restabelecer a condição de higiene oral, gerando atrasos também.

Elásticos com grande volume de placa bacteriana
- Você evita os alimentos que o dentista pediu?
Após um tempo de tratamento o paciente começa a se sentir confiante para comer alimentos mais duros e é nessa hora que correm o risco de além de descolar os brackets ele pode entortar o fio, o que pode gerar diversos problemas no tratamento como por exemplo levar um dente para uma posição errada.


- Você falta nas consultas?
 Outro problema que atrasa e muito o tratamento são as faltas frequentes as consultas. Depois de alguns meses de tratamento alguns pacientes começam a faltar em algumas consultas, isso atrapalha o andamento do tratamento além de ter riscos de movimentos não previstos.

- Conclusão:
É pessoal, devemos sempre fazer nossa parte para depois cobrarmos o outro, sendo assim, faça uma auto-avaliação e tire suas dúvidas com seu ortodontista, desta forma seu tratamento pode correr mais tranquilo e dentro dos prazos previstos.


Deixe seu comentário e compartilhe para que seus amigos fiquem por dentro !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Anunciante